O tremor essencial é um distúrbio do movimento que geralmente afeta as mãos, mas também pode afetar cabeça, voz e pernas. Entre os mais de 20 diferentes tipos de tremores, o tremor essencial é o mais comum. Uma em cada 20 pessoas com mais de 40 anos, e uma em cada cinco com mais de 65 anos sofrem de tremor essencial.
Apesar da média de idade para o início do tremor essencial ser de 40 anos, ele pode aparecer em qualquer idade, da infância à velhice. A maioria das pessoas com tremor essencial tem sintomas tanto do tremor postural (dificuldade em manter uma posição, de forma voluntária e contra a gravidade), quanto do tremor de ação (dificuldade em movimentos voluntários, como levar um copo até a boca).
Já a distonia é um distúrbio dos movimentos caracterizado por contrações involuntárias e espasmos. A contração é lenta, involuntária e persistente em um ou mais músculos, podendo ser dolorosa e prejudicar a postura e a capacidade laboral do paciente.
É comum que as contrações comecem mais leves e passageiras, se agravando com o tempo. Podem ser dolorosas e exaustivas. As causas são as mais diversas: genética, congênita, idiopática (sem causa conhecida), ou adquirida (intoxicação por algum metal pesado, ou por monóxido de carbono). Os sintomas podem ocorrer de forma generalizada (em todo o corpo), segmentada (duas ou mais partes adjacentes do corpo), ou focal (apenas um local específico, como a câimbra do escrivão).